28 de julho de 2009

A Minha Diarista

Para começar a semana sorrindo, apresento-lhes a minha diarista:dom

Tenho uma faxineira que vem em minha casa uma vez por semana. Pessoa simples, honesta e de minha inteira confiança, que me faz rir ao trocar os nomes do meus filhos pelos dos jovens de outras casas onde trabalha, ou quando tenta acertar meu nome e não consegue e acaba me chamando de "Dona coisinha"... (risos) Mas este sábado ela superou-se. Segue-se o seu diálogo com a minha filha e não riam, se puderem!


-Renata, ôh, Fabiana, ôh...
-Mila, Nenzinha, eu sou Mila!!
-Mila, eu to tão contente! Arrumei outra faxina, pra quinta feira
-Foi mesmo Nenzinha? E onde é?
-É lá pruculá, praqueles lados de lá, cumé? Lá onde tem aquelas arupema, aquele carro de boi na frente... Onde os povo come, onde os oimbu pára!
-Já sei! No Mangai?
-Isso! naquele edifiço novo que fica bem em frente, mas os povo num são daqui não, eles falam uma língua diferente que eu num intendo nada!
-É mesmo? E de onde eles são?
-Ôxe! São de outro país, sabe onde tem os povo bem alto, bem alto, bem alto e bem lôro, bem lôro, bem lôro, dos ói azul, cumo é? Ela disse o lugá mas num alembro, diz aí o nome desse país
-Alemanha?
-Não
-Finlândia?
-Não
-Inglaterra?
-Não
Muitos países e muitos "nãos" depois...
-Ói, é aquele país que fica depois de Fortaleza! Qualé o nome?
-Mas Nenzinha, Fortaleza é uma cidade e é no Brasil, depois de Fortaleza não tem nenhum país não!
-ôh mulézinha, é um nome parecido com Caruaru, e lá eles faiz muitos bordado
-Ôxe Nenzinha -gargalhando- Eu não sei de nenhum país com nome parecido com Caruaru não!
-Mulé! Eles falam assim -imitou o som- como quem fala da garganta
-Não é Portugal não, Nenzinha? Português fala assim
-É não mulé! -já nervosa- ôh mô Deus, eu vou ligá pro home meu outro patrão pruquê ele sabe que quando eu contei a ele eu alembrava
-Tem certeza que é outro país Nenzinha? Não será Rio Grande do Sul?
-É não mulé! Péra!!!! Alembrei, alembrei! ARACAJU!!!
Depois de muitas gargalhadas:
-Nenzinha, Aracaju é em Sergipe e não é outro país e nem tem muita gente alta e loira lá não...Lá tem mais gente da sua cor e falam igual a nós, porque são nordestinos como nós...
-Apois tá ruim, ôh mô Deus...

outubro/2005

Ariadna Garibaldi

PS: “Mangai” é o nome de um restaurante regional, localizado na praia de Manaíra em João Pessoa. O nome é uma corruptela de “Mangaio” feira muito comum nas cidadezinhas do interior do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aparência

Tela de Román de Blas Aparência O sorriso - algumas vezes - é apenas o disfarce das lágrimas que não chegam até a ...